10 coisas que sei sobre o amor

Procurar um amor... ahh... o que posso falar do amor, não entendo nada disso, sou sozinho, não tenho a intenção de casar, juntar ou qualquer coisa do tipo, sou feliz... ou quase feliz assim. Claro que de tempos em tempos a solidão é insuportável, a vontade de partilhar experiências com alguém é enorme, mas mesmo assim resisto... o porque disto? Nem eu sei... conviver com outra pessoa é difícil, e para se conviver bem tem que gostar das mesmas coisas, é o velho mito da "alma gêmea".
Mas não vamos falar de mim nem muito menos devanear sobre a solidão, estamos aqui pra falar da busca pelo amor... você... você mesmo que está me lendo, você ama alguém? Se ama, apenas comente "sim" neste post, não precisa fazer loggin, faça anonimamente (comente como anônimo), isso é apenas para efeito de estatística, mas aos fatos, como e o que você faz para buscar esse amor?
Pessoas sofrem, se dedicam de corpo e alma à alguém que não corresponde o seu afeto... sim eu sei, todo mundo já passou por isso, inclusive eu... mas pensando bastante eu percebi que não adianta correr atrás disso, parece meio óbvio mas é verdade. Um ótimo pensador já disse uma vez que "Se você quer ver borboletas, não vá caçá-las, cultive um belo jardim que elas aparecem para você"... ou seja, não é força do destino, naturalmente pessoas com os mesmo gostos, mesmos pensamentos se aproximam de você.

Devaneando, conversando, e principalmente: observando, pude reunir algumas poucas informações sobre o amor, lembre-se que não sou especialista, apenas um observador da humanidade. Tentei dividir as observações o máximo possível, claro que há muita impressão pessoal, mas tentei ser coerente e imparcial com todos nessas "10 coisas que sei sobre o amor".


Primeira coisa é "Nunca exigir o amor de ninguém". Não há como exigir isso de alguém, amor é uma coisa que se conquista com paciência. Ele não é um contrato, não é uma promessa, tampouco um objeto.

Segunda coisa é "Amor não respeita planos". Ele não é um agente de turismo, sinceramente eu sou contra casamento em igreja, cartório ou em qualquer lugar, vai contra tudo o que é o amor. Não te amo porque assinei um papel, se hoje te amo é porque estou aqui hoje, se te amar amanhã, amanhã estarei aqui.

Terceira coisa é "O amor é frágil como um fio de cabelo". Uma relação de confiança, construída durante muitos anos, pode sucumbir em apenas alguns segundos. Assim é o amor, forte no seu ataque, frágil em sua defesa.

Quarta coisa é "Aproveite o máximo os dias inesquecíveis". Esses dias são raros, de momentos que ficam guardados na memória. Longe de mim desejar o fim de um relacionamento, mas quando um acaba, só ficam as lembranças, e se for esse tipo de lembrança, não haverá espaço para ressentimento.

Quinta coisa é "Não misture o amor à outros sentimentos". O amor tem um poder mágico e único, mas se ele for puro, quando se mistura amor á outro sentimento acaba por os dois se estragarem, amor renova, mas também polui.

Sexta coisa é "O tipo de amor é dado como herança". Veja você mesmo o ambiente na sua casa, como é o amor de seus pais, lembre-se que o primeiro exemplo de relacionamento que você vê na vida é o do seus pais, e mais pra frente, quando você estiver é um relacionamento longo, você vai perceber como é parecido com eles.

Sétima coisa é "Raiva sim, crueldade não". Ha verá momentos sim de raiva, o que é normal ficar com raiva do companheiro ou da companheira, mas lembre-se, isso não te dá o direito de ser cruel com ele ou ela. Geralmente nos momentos de raiva, se faz besteiras por quais nos arrependemos profundamente, evite isso, está com raiva, grite as vogais inteira, mas não diga, faça ou demonstre coisas que só magoarão os dois.

Oitava coisa é "Antes de pedir perdão, se perdoe". Se não deu certo a lição anterior, você está com dificuldades, mas antes de implorar perdão, reflita o porque daquilo que fez, se vale a pena implorar perdão, e tente se perdoar, errar é aceitável, não aprender com o erro é idiotice.

Nona coisa é "Faça o necessário". Nem tudo nesta vida são um mar de rosas, ás vezes teremos que fazer coisas com que não se orgulhamos, isso sim é um herói de verdade, não de filmes de matinê, amar não é só passear por um jardim de flores, é também proteger quem ama de um pântano tenebroso.

Décima coisa é "Seja você sempre". Não adianta fingir ser quem não é, se você quer um amor de verdade, então ofereça verdade à esse amor, nada se sustenta na mentira, nem o amor, nem sua consciência.

16 comentários:

  1. Como vc mesmo disso alma gêmea é apenas um mito... não precisa gostar das mesmas coisas... lembre-se de um quebra cabeças... as peças iguais não se encaixam, o q nos permite amar alguém é capacidade de aceitar as diferenças... e não as igualdades... isso eu digo pra qqr tipo de amor, se fosse pra ser igual uma mãe jamais amaria seu filho. As diferenças servem pra completar o q falta em nós mesmos... só mesmo na matemática q sinais diferentes dão negativos... no amor, as diferenças somam-se e a partir de duas pessoas, com gostos e pensamentos diferente surge um casal, e ai sim tornam-se uma entidade única...
    Chega de devaneios... rs, daqui a pouco estou escrevendo outro post.... rss
    ...


    Parabéns pelo post.. Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Sim, e acho q pelo dono deste blog, rs. Daria um braço pra saber quem é vc

    ResponderExcluir
  3. sim, esse post é incrível, vai ser mto util pra mim

    ResponderExcluir
  4. sim, quero me declarar mas não sei como

    ResponderExcluir
  5. sim e realmente é verdade tudo que está escrito, muito bom esse post

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, senpai. Como sempre seus textos cada vez estão melhores ^.^
    Vc conseguiu colocar em palavras "as flores e os espinhos" dobre o amor, não apenas essa pomposidade banal descrita em contos de fadas.
    Só acho que se colocasse números naturais( não por extenso), mesmo que o post perdesse a aparência de um texto real,talvez ficasse um mais fácil de os leitores assimilarem os 10 parágrafos...Enfim, só uma ideia banal.
    ps: Não respondi o sim ou não, pq deve saber que é NÃO rsrs

    Bjo e esperando o próximo post logo ^.^

    ResponderExcluir
  7. Por favor, me diga quem é vc, eu acompanho a quase 6 meses esse blog e definitivamente quero te conhecer, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não comente mais como uma anônima e talvez tenha uma grande surpresa...

      Excluir
    2. Que surpresa, vc conhece ele?

      Excluir
    3. Comente e veraz ...

      Excluir
  8. Sim, agora acho que sei que estou apaixonada >.<

    ResponderExcluir
  9. sim... tudo é tão claro agora

    ResponderExcluir
  10. Parabéns mais uma vez pelo texto Rai, rs, eu já disse isso faz um tempinho né... Bom, muitas coisas mudaram de lá para cá né, muitas continuam iguais, certas coisas não mudam, minha opinião sobre o amor, não sei se realmente mudou... acho que há uma música que diz bem o que sei sobre ele agora "as vezes ele dura, e as vezes ele fere", as vezes nós mesmos nos ferimos e ferimos os outros, enfim, não importa, são apenas minhas idéias idiotas, como disse, certas coisas não mudam...prova disso que minhas idéias continuam sem sentido...rs, talvez até mais.
    Quanto a pergunta, não, não estou amando nem a mim mesma.
    Um beijo, um abraço, mil desculpas por tudo que vc sabe o que é... uma ótima noite

    Nunca vou esquecer de vc

    ResponderExcluir